sábado, 1 de maio de 2010

Formação do Corpo de Voluntários - Reflexologia

No passado dia 24 de Abril, nas instalações do CVOM - Casão Militar - Porto, realizou-se uma formação destinada aos voluntários de enfermagem e auxiliares de tratamento.
A formação que teve como tema "A Reflexologia" foi dirigida pela Senhora Dr.a Catarina Porfírio, também ela voluntária do CVOM.
Além da ancestral história desta técnica terapêutica, foram abordados os seus princípios teóricos e suas técnica e aplicações (reflexoterapia), nomeadamente no tratamento dos peregrinos.
Dando a conhecer as zonas da planta do pé, onde a correcta massagem poderá promover um alívio da dor e uma sensação de bem estar, contribui-se para um aperfeiçoamento do tratamento a efectuar na próxima campanha.


Passou-se, depois, á aplicação prática, promovendo-se a participação de todos e a experimentação, guiada e supervisionada pela Formadora, de modo a aportar e permitir a prática dos conhecimento transmitidos a todos os voluntários que efectuarão tratamentos nos postos de assistência, em especial os profissionais de saúde - enfermeiros e auxiliares.


Em seguida a Senhora Profª Dª Maria José Vilas Boas, completou a formação com uma expressiva apresentação onde focou a actividade do voluntariado como vocação que aproxima de Deus por intermédio do trabalho, neste caso, da Ordem de Malta e dos seu Corpo de Voluntários.


Realçou ainda os deveres e exigências que esta vocação obriga, solicitando a colaboração e participação de todos nas acções do CVOM, para além das campanhas de assistência aos peregrinos, nomeadamente as reuniões de preparação que se desenvolvem ao longo de todo o ano.












Sem comentários:

Enviar um comentário