sábado, 18 de setembro de 2010

Posto de 1ºs socorros na Catedral de Santiago

A convite do Hospitalário da Assembleia Espanhola da Soberana Ordem de Malta, S.E. o Senhor D. Vicente Salgado e Villegas, e com a imediata envolvência e empenho de S.E. o Presidente da Assembleia Portuguesa - Dr. D. Augusto Bettencourt de Athayde - Conde de Albuquerque e do nosso Hospitalário, S.E. o Senhor Augusto Pinto Osório, o Corpo de Voluntários concretizaria, assim, mais esta missão internacional, assegurando a sua presença, durante 8 dias no Posto de 1ºs Socorros da Ordem de Malta, situado na Catedral de Santiago de Compostela.
De realçar o fundamental papel e inexcedível apoio e gentileza do Delegado da Ordem de Malta na Galiza, S.E. o Senhor D. Carlos Torres Bescansa, que,incansávelmente, foi presença constante no posto, do qual é primeiro responsável e dinamizador, diáriamente, desde Maio deste ano.
O trabalho iniciou-se no dia 4, sábado, com a presença do Hospitalário Português acompanhado de 2 enfermeiras, 1 médico e dois socorristas, prolongando-se até ao final do sábado seguinte, dia 11 de Setembro.

Durante esse período foram efectuados cerca de 45 tratamentos e assistências a peregrinos e participantes nas Missas realizadas na Catedral, dos quais 3 tiveram de ser encaminhados ao Hospital Central de Santiago, com a estreita colaboração com o serviços de urgência espanhol 061.
Com uma afluência diária de milhares de peregrinos, diáriamente apareciam casos de doença súbita ou necessidade de apoio médico ou de enfermagem, que o CVOM soube sempre resolver e encaminhar.
Do abnegado trabalho e competência dos Voluntários,técnicos de saúde e socorristas, permite destacar-se o contínuo trabalho da Ex.ma Senhora Enfª Dª Maria Luisa Archer de Carvalho.
Tivemos a honra de ser visitados por S.A. o Infante D. Miguel de Bragança - Duque de Viseu que, gentilmente, posou com a equipa do CVOM e Sr. D. Carlos Torres para a foto que regista a presença em Santiago de Compostela neste ano Jacobeu.

No final todos nos concratulamos com o sucesso de mais esta missão do CVOM, agradecendo o empenho e entrega de todos os voluntários envolvidos.








Sem comentários:

Enviar um comentário