domingo, 20 de março de 2011

3ª Semana da Quaresma - Sugestões diárias

Domingo dia 20 de Março

Mateus 17, 1-9: "Este é o meu Filho muito amado, no qual pus todo o meu agrado. Escutai-O"

Chega também para nós o momento da prova, a cruz e a noite escura.
Quando, porém, se está enamorado, é possível fazer todas as loucuras e podem suportar-se todos os padecimentos. Sem o Tabor, não é possível enfrentar o Gólgota.

Há tanto barulho.
Na rua, no centro comercial, na casa dos vizinhos. Mas também no meu coração.
E fica dificil de ouvir o que Tens para me dizer. Dá-me o silêncio para rezar. Dá-me a calma para Te reconhecer. Dá-me a serenidade para Te acolher.




2ª feira dia 21 de Março

Lucas 6, 38-68: "Não julgueis e não sereis julgados. Perdoai e sereis perdoados. Dai e dar-se-vos-á."

Deus ama-nos, acolhe-nos, perdoa-nos em cada dia.
Amparados por esta ternura de Deus vamso avançando na estrada da vida. Ao nosso lado caminham outras pessoas: simpáticas, outras nem por isso. E como fomos tratados por Deus, assim vamos tratando dos outros.

Mais uma vez me surpreendes Senhor.
Quando eu penso que tudo se joga entre Tu e eu, Tu me abres os olhos para os outros.
Estar numa relação séria conTigo leva-me a amar cada vez mais os irmãos e irmãs que puses-Te no meu caminho.


3ª feira dia 22 de Março

Mateus 23, 1-12: " Um só é o vosso Pai, o Pai do Céu..."

Quem te fez como és hoje? Tanta gente, tantos processos... Mas Jesus traz-te uma novidade perigosa: um só é o teu "Pai". Só uma fonte conta mesmo para ser feliz: o amor terno e constante desse Deus a quem Jesus chama Pai.

O Teu amor de Pai me liberta, me abre horizontes novos.
Já não vivo de coração fechado pelo amor que não me deram.
A minha verdade mais profunda está em Ti.


Quarta feira 23 de Março

Mateus 20, 17-28: "Quem quiser tornar-se grande, seja vosso servo"

Quem ama como Jesus, não tem medo, não precisa de controlar o outro. Quer apenas amá-lo. E o Amor leva ao serviço.

Deixa-me olhar para Ti, Jesus!
Preciso aprender a amar como Tu.
Sem medo de perder.
Só em Ti, Jesus, posso aprender a estar bem com os outros.


Quinta feira 24 de Março

Lucas 16, 19-31: "...têm Moisés e os profetas: que os oiçam..."

Está na hora de sermos honestos, de reconhecer que Deus não nos tem faltado com a Sua Palavra e Sua Presença.
Fala-nos através da Bíblia; fala-nos através da comunidade dos crentes; fala-nos através da beleza da criação...
Definitivamente, Deus não é mudo. Se calhar, nós é que fingimos ser surdos.


Quero limpar dos meus ouvidos e do meu coração todos os ruídos que não me deixam ouvir a Tua voz.
Quero limpar dos meus olhos toda a escuridão que não me deixa ver a Tua luz e Tua beleza.
Fala Senhor.


Sexta feira 25 de Março

Lucas 1, 26-38: "...porque nada é impossível a Deus"

Apesar dos meus fracassos e das minhas desistências, Deus vais insistindo comigo.
Desafias-me, mais uma vez, a tentar. Será teimosia? Não. É que a Deus nada é impossível.
Da força de Deus uma criança pode ser concebida. Da força de Deus os teus medos podem terminar.
O Deus que faz possível o que parecia impossível, pode devolver-te o Amor.


Deus dos impossíveis... aqui estou.
Tenho olhado para Maria de Nazaré e tenho aprendido a força do Teu Amor.
A minha Fé é pequenina ao pé da Fé de Maria mas mesmo assim, aqui estou, cheio de confiança.


Sábado dia 26 de Março

Lucas 15, 1-3, 11-32: "...o pai disse... ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés..."

Não importa o que somos. Importa mais o que Deus é para nós, o que Ele faz.
Ele vai á nossa procura, Ele espera por nós, Ele abraça-nos, Ele faz festa por nossa causa.
Ele dá-nos calçado para caminharmos e um anel para recordar a aliança de amor.


Tu és misericórdia, és perdão, és amor. Sempre.
Ao meu egoísmo, respondes com amor. Sempre.
Na Tua casa há luz, festa, calor... e o Teu coração sempre aberto para me acolher.






Sem comentários:

Enviar um comentário