domingo, 25 de novembro de 2012

Posto de assistência no Bazar Diplomático - Lisboa

Mais uma vez o CVOM esteve presente para prestar assistência médica e de enfermagem no Bazar Diplomático organizado em Lisboa nos dias 23 e 24 de Novembro.
A presença de uma Enfermeira do Corpo de Voluntários, em contínuo ,no posto de assistência permitiu garantir a segurança e eficácia na prestação de primeiros socorros.
A coordenação da acção de assistência foi feita pela Sr.a Enfª Natália Malheiro (na foto com S.E. o Presidente da Assembleia Portuguesa da Ordem, a Ex.ma Senhora Dr.a Maria Cavaco Silva, e o Ex.mo Senhor Secretário da Assembleia - Dr. Pedro Campos Henriques) mantendo-se em disponibilidade, em caso de necessidade de assistência médica, o Ex.mo Senhor Prof. Doutor Carlos França, Membro da Ordem de Malta.

1ª Formação do INEM ao CVOM: "Técnicas Básicas de Emergência"

Nos passados dias 23 e 24 de Novembro, nas instalações do INEM no Porto, decorreu a primeira formação em "Técnicas Básicas de Emergência", em que participaram 20 elementos do CVOM.
A formação teve uma componente teórica e uma componente prática, sendo orientada pela Sr.a Enfª Cláudia Catarino junto com outras Enfermeiras e Técnicos de Ambulância e Emergência do INEM.
O curso visou doar os voluntários dos conhecimentos básicos do Suporte de Vida e primeiras intervenções de socorro em caso de emergências, permitindo a todos ficarem a conhecer e habilitados a praticar essas medidas que poderão salvar vidas, ao garantir a sua preservação até á chegada das equipas médicas especializadas.



 Foram dois dias de formação que serão determinantes na actuação destes voluntários que muitas vezes se deparam com situações de emergência durante as campanhas de assistência dos peregrinos, permitindo-lhes saber o que fazer ou não e também a estabelecer a comunicação com os meios de emergência do INEM, permitindo uma articulação que facilitárá a acção e melhorará a sua eficácia.


Formação interna do CVOM: A vida em campo nas campanhas de assistência do CVOM

Decorreu no passado dia 24 de Novembro, na sede do CVOM no Porto, uma formação destinada a conhecer e aperfeiçoar os trabalhos e vivência nos postos de assistência aos peregrinos.
Uma vez que, durante uma semana, o pessoal do CVOM se encontra "na estrada" a viver nos postos de assistência aos peregrinos, é muito importante conhecer aspectos básicos da sua montagem e manutenção.
A acção de formação foi conduzida pelos Dirigentes do Agrupamento do CNE da Trofa em conjunto com a Enfª Eliana.
OCompareceu um grupo significativo de voluntários que, ao longo do dia, se foram inteirando das técnicas e regras de montagem do posto de assistência e se familiarizaram ainda mais com os equipamentos usados.





Durante a tarde continuaram os trabalhos de preparação de material de Campanha.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Encontro do CVOM em Balazar

Decorreu no passado dia 3 de Novembro, em Balazar, o encontro de arranque das actividades do CVOM 2012-2013;
Dentro do tema do "Ano da Fé" tivemos o privilégio de poder contar com a presença e direcção do nosso antigo e  querido Hospitalário - Excelentíssimo Senhor Engº Luiz Pizarro de Castro que fez a visita guiada por Balazar, primeiro na igreja e capela de Balazar, depois á casa da Beata Alexandrina; em seguida, ja na casa da "Associação Tuitio Fidei", que gentilmente e graciosamente nos acolheu.
O Excelentíssimo Senhor Engº Luiz Pizarro de Castro apresentou a vida da Beata Alexandrina num contexto de Fé e exemplo Cristão, de forma cativante e demonstradora, ela própria, de uma Fé viva e expansiva.
Também esteve presente o Hospitalário Excelentíssimo Senhor Augusto Pinto Osório que nos acompanhou nas visitas e ajudou nos transportes.
Depois do almoço partilhado pudemos ouvir atentamente a palestra do Rev. Pe João Pedro Bizarro - que mais uma vez esteve comnosco - e apresentou e falou sobre a "Porta da Fé", enciclica de Bento XVI, fazendo algumas aplicações práticas da sua expressão na vida quotidiana, o que muito contribuiu para o esclarecimento de todos e servirá de guia para a leitura atenta deste importante documento.

Depois, tivemos ainda tempo de tomar conhecimento do plano de actividades do CVOM e discutir a apurar alguns aspectos do mesmo, permitindo assim a participação dos voluntários.
No final da tarde pudemos participar na Eucarístia na igreja de Balazar, antes de rumarmos a nossas casas.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Protocolo de colaboração com o INEM

No passado dia 30 de Outubro, foi estabelecido um importante protocolo de colaboração entre o Instituto Nacional de Emergência Médica - INEM, representado pelo seu Presidente do Conselho Directivo Ex.mo Senhor Dr. Miguel Rego Costa Soares de Oliveira e a Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Ordem Soberana e Militar de Malta - OSMM, representada pelo seu Presidente - Ex.mo Senhor Dr. D. Augusto Duarte de Andrade Albuquerque Bettencourt de Athayde e pelo Vogal do Conselho - Senhor João Fiúza Cabral da Silveira.
Este documento oficializa uma profícua articulação da OSMM com INEM, pretendendo-se uma colaboração entre ambas as entidades na prestação de cuidados de emergência e formação técnica do Corpo de Voluntários da Ordem de Malta.
Esta formação e acompanhamento permitirá a integração do CVOM no dispositivo de apoio de emergência médica oficial nas peregrinações a Fátima.


Sai, desta forma, reforçada a importância dos trabalhos assistênciais desenvolvidos por intermédio do CVOM e beneficiadas as suas competências ao receber formação periódica no âmbito da emergência médica, ministrada e acompanhada pelo INEM.