terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Formações internas do CVOM: "Tratamento de bolhas" e "Viver em campo"

No passado mês de Janeiro, no dia 21, desenolveu-se mais uma formação técnica de "Tratamento de bolhas";






Esta formação visa dotar os voluntários de conhecimentos e técnicas adequadas para o tratamento de "flictenas", padecimento frequente nos pés dos peregrinos.
O tratamento destas "bolhas" é feito com uma técnica desenvolvida pelo Corpo de Enfermagem do CVOM, tendo em conta que o peregrino tem que continuar a caminhar, pelo que além da limpeza e protecção daquela zona afectada é drenada a flictena deixando uma pequena linha drenante que vai permitir a continuação da marcha a pé.
A formação é dada por Enfermeiros voluntários com experiência e tem uma parte teórica e uma parte.
participaram vários voluntários na formação.
No dia 16 de Fevereiro foi dada uma formação sobre as técnicas para viver no acampamento, sendo uma das especialidades dos Escuteiros que são voluntários do CVOM.
Como fazer, como proceder num acampamento como os que usamos nas campanhas de assistência aos peregrinos, são ensinamentos práticos importantes e que contribuem para um melhor bem estar dos voluntários em cenários algo inóspitos e duros para quem não tem esse treino e hábito.
Daí a importância destas formações que preparam os voluntários para uma nova campanha de assistência aos peregrinos e 1 semana fora dos seus hábitos normais e em condições muito mais duras.
Agradecimento especial aos formadores que assim contribuem de forma essencial para o sucesso do CVOM.

Sem comentários:

Enviar um comentário