sábado, 29 de junho de 2013

1ª Assistência aos Peregrinos de Nossa Senhora da Lapa

No passado dia 10 e Junho, uma das datas maiores para as peregrinações ao Santuário de Nossa Senhora da Lapa (Sernancelhe),o Corpo de Voluntários esteve, pela primeira vez, presente "no terreno" para prestar assistência aos peregrinos.
Esta Peregrinação Mariana com tradição de mais de 500 anos, é uma das mais importantes da Beira e muito participada por peregrinos vindos de toda a região pelos caminhos da serra e vindos de todo o País em automóvel e autocarros.
Em estreita coordenação com os Serviços do Santuário, o grupo de voluntários teve uma excelente receção e apoio do Magnífico Reitor Reverendo P.e José Amorim e Irmã Lídia, a quem desde já agradecemos, não podendo deixar de relevar o importante apoio da coordenadora cultural e turística do Santuário - Dr.a Dulce Nunes, que cederam uma enfermaria e local para montagem do posto, muito próximo da igreja de Nossa Senhora da Lapa.
No dia 10 de manhã foram assistidos 12 peregrinos, que apresentava mazelas nos pés e parte muscular.
Nesta acção de assistência, participou e chefiou os trabalhos de Enfermagem a Sra. Enfª Maria José Vilas Boas adjuvada por uma equipa vinda do Porto, onde se integraram os voluntários do núcleo de Vila Cova a Coelheira, tendo estado presente o Rev. Pe Frei Pedro - OFM, assistente espiritual deste grupo do CVOM.
Além da assistência, os voluntários participaram na Solene Procissão e Eucaristia presidida por Sua Excelência Reverendíssima o Senhor D. António Couto - Bispo de Lamego.
Foi o retomar de uma presença que se pretende novamente frequente no apoio e assistência a esta centenária peregrinação Mariana, onde também se incluem os Caminhos de Santiago, na senda da antiquíssima presença da Ordem de Malta neste local, sempre com vista ao apoio e proteção dos seus peregrinos.

Sem comentários:

Enviar um comentário