segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Encontro de coordenação da assistência aos peregrinos - Movimento Mensagem de Fátima

No passado dia 19 de Janeiro realizou-se em Fátima o 1º encontro de coordenação dos movimentos assistênciais dos peregrinos de Nossa Senhora de Fátima.
A Ordem Soberana e Militar de Malta esteve representada pelo Hospitalário - Sr. Augusto Pinto Osório e o Corpo de Voluntários pela Sr.a Dª Maria José Vilas Boas.
Neste encontro é feito um ponto de situação da assistência realizada no ano transacto e preparadas as primeiras linhas orientadoras da próxima campanha de assistência, marcando-se as reuniões seguintes de desenvolvimento.
Dentro de todas os movimentos e organizações que prestam apoio aos peregrinos, ccordenados pelo Movimento Mensagem de Fátuma e Santuário, o CVOM é o que assiste maior número de pessoas, com continua presença nas estradas de Fátima há mais de 35 anos.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Voluntariado no Hospital de Ponte de Lima e protocolo com a ULSAM

No passado dia 12 de Janeiro, uma delegação da Ordem de Malta chefiada por S.E. o Sr. Conde de Albuquerque - Presidente da Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Ordem de Malta, conjuntamente com o Chanceler Sr. Conde de Calheiros, o Secretário - Sr. Dr. Pedro Campos Henriques e o Hospitalário - Sr. Augusto Pinto Osório, estando também presente o Ex.mo Senhor Engº João Abreu de Lima - Cavaleiro de Honra e Devoção de Malta, deslocaram-se a Ponte de Lima para assinar um acordo protocolar que prevê o estabelecimento de relações de cooperação entre a Assembleia e a ULSAM.
Pela ULSAM assinou o Exm.º Senhor Dr. Franklim Ramos - também Cavaleiro de Malta.
A cerimónia que teve lugar no Hospital Conde de Bertiandos,  teve ainda a honra da presença do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima - Dr. Victor Mendes e do Senhor Presidente da Assembleia Municipal e Deputado - Dr. Abel Batista.

Da parte do grupo de voluntários da Ordem de Malta que prestará serviço neste Hospital, estiveram presentes vários elementos e o seu responsável neste Hospital- Senhor Engº Francisco Pereira Coutinho - Visconde de Cortegaça.  

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Jantar do CVOM "Comemoração dos Reis" no Porto 12/01/2013

No passado dia 12 de Janeiro, num restaurante do Porto, realizou-se um jantar convívio do CVOM que contou com a honrosa presença de S.E. o do Conselho da Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Ordem Soberana e Militar de Malta - Dr. Dom Augusto de Albuquerque de Athayde - Conde de Albuquerque, do Secretário do Conselho - Excelentíssimo Senhor Dr. João Pedro Campos Henriques, do Hospitalário - Excelentíssimo Senhor Augusto Pinto Osório, do responsável pelas iniciativas religiosas no Norte - Excelentíssimo Senhor Eduardo Roza de Queiróz e outros membros da Assembleia.
Estiveram presentes muitos voluntários, salientando-se a presença da Senhora Dª Maria José Vila Boas.
Foi uma agradável noite em que S. E. o Senhor Presidente - Conde de Albuquerque, se pode inteirar mais de perto da vivência do CVOM suas necessidades e anseios, mostrando toda a compreensão e abertura da Assembleia para o continuar a apoiar e dinamizar na sua importante acção assistêncial, principalmente na vertente do apoio aos peregrinos.

domingo, 13 de janeiro de 2013

Protocolo entre a Escola Superior de Enfermagem do Porto e a Ordem de Malta

No passado dia 12 de Janeiro, no Porto, a Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Ordem de Malta, representada por S.E. o Senhor Presidente - Dr. Dom Augusto de Athayde e o Secretário do Conselho - Ex.mo Senhor Dr. João Pedro de Campos Henriques, estabeleceu um protocolo de cooperação com a Escola Superior de Enfermagem do Porto, representada pelo seu Presidente - Ex.mo Senhor Professor Paulo Parente Gonçalves.

O protocolo de cooperação visa potenciar as capacidades de intervenção científica, pedagógica, cultural e social e de rentabilizar os recursos existentes em ambas as Instituições.

Depois de uma breve apresentação da acção e ligações mútuas de cada Instituição, S.E. o Senhor Presidente - Dr. Dom Augusto de Athayde realçou a contribuição da Ordem, desde os primórdios, para o nascimento e criação da Enfermagem bem como o seu desenvolvimento e importância nas acções de assistência praticadas pela Ordem ao longo dos seus 9 séculos de existência e, por outro lado em Portugal, a contínua e proveitosa colaboração da Escola Superior de Enfermagem com o Corpo de Voluntários, por seu lado S. E. o Senhor Presidente da ESEP - Prof. Paulo Parente Gonçalves, lembrou que a Enfermagem sempre esteve ao serviço do Homem e que sempre esteve ligada á acção humanitária prestada pelas Ordens com quem ganhou relevo e importância, constituindo um campo de experiência prática importante e assinalável.

As áreas de cooperação eleitas, desde já, como de interesse comum, passíveis de cooperação são:
a) o intercâmbio de recursos humanos para acções de natureza científica e pedagógica;
b) cedência de instalações, equipamento ou outros recursos materiais.
c) apoio económico na formação de um estudante carenciado.

Saiem assim reforçados os laços de cooperação existentes entre ambas as Instituições, esperando-se frutos que são sempre importantes na concretização da missão de ajuda aos pobres, doentes e necessitados de que a Ordem de Malta fez lema e juz durantes os já 9 séculos da sua existência. 


quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Concerto de Ano Novo - BM Chorus a favor do CVOM

No próximo dia 4 de Janeiro, pelas 21h 30' no auditório da Escola Superior de Enfermagem do Porto, o Coro BMG Chorus, que integra alguns voluntários do CVOM, irá realizar um Concerto de Ano Novo para angariação de fundos para o CVOM.
A próxima campanha de assistência está já em preparação, precisamos de adquirir e renovar algum material e precisamos da vossa ajuda para o conseguir.

Todas as ajudas são bem vindas e são tão grandes quanto a vontade de quem as dá pois para o CVOM todas são precisas e preciosas.

A entrada não ficará sujeita a bilhete, ficando o pedido de todos os participantes ajudarem na angariação de fundos e deixarem a oferta desejada ou possível para os trabalhos do CVOM.


Contamos consigo e com quem quiser convidar para estar connosco neste dia.