quinta-feira, 1 de maio de 2014

Encontro Nacional do CVOM - 25 de Abril Fátima - National Meeting of Portuguese Volunteer Corps

O encontro decorreu no dia 25 de Abril, em Fátima.
Vieram voluntários do Norte, do Centro e Sul de Portugal.
Orientados pelo Rev. Pe Ricardo Lameira - Capelão Magistral da Ordem de Malta, iniciou-se o encontro com a Via Sacra, nos Valinhos, em cada estação foi feita uma reflexão com base em textos e reflexões de S.S. o Papa Francisco.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Seguiu-se um almoço conjunto partilhado, onde se pôde desenvolver o convívio entre todos e partilhar os farnéis, no Centro catequético de Fátima.
A seguir ao almoço, foram feitas 2 apresentações de projectos de apoio humanitário da  Ordem de Malta e dos Bombeiros Cruz de Malta, antiga Instituição fundada por Cavaleiros da Ordem e que ultimamente está em processo de recuperação e reabilitação depois de muitos anos de abandono.
 
A Senhora Dona Alexandra de Cadaval apresentou o projecto de luta contra a lepra que a Ordem de Malta, por intermédio da sua Embaixada em Moçambique, se encontra a desenvolver e quer aumentar no próximo ano 2015, pedindo a colaboração do CVOM num próximo peditório Nacional.
Trata-se de uma trabalho notável de cuidado aos que mais precisam e mais abandonados e marginalizados se encontram naquele território e em especial na Zambézia, onde não há mais nenhuma organização a tratar deste assunto.
Em seguida, o Senhor Tenente Coronel Alvelos apresentou um ponto de situação sobre os Bombeiros Cruz de Malta, que foram fundados com base no espírito da Ordem e por Cavaleiros da mesma. Depois de anos de glória, a Instituição andou por caminhos desajustados encontrando-se em risco de desaparecer. Desde Novembro do ano passado que este membro da Ordem preside á Instituição em conjunto com outros Cavaleiros da Ordem de Malta e estão a enveredar por um caminho de reabilitação da Instituição imprimindo-lhe o velho espírito em que foi criada. Pediu o apoio do CVOM para este projecto irmão e que visa a ajuda ao próximo no mesmo Carisma.
 
O presidente do CVOM fez também uma apresentação das acções em curso a nível Nacional, com a preparação da campanha de assistência aos peregrinos em Maio, o retorno á assistência aos peregrinos de Santiago no Albergue de S. Pedro de Rates, o apoio e transporte de doentes para a Eucaristia no Hospital de S. João, e outros projectos em preparação.
Encerrou as apresentações,  o Hospitalário da Assembleia Portuguesa - Ex.mo Senhor Augusto Pinto Osório, que falou nas obras hospitalárias em Portugal e seu desenvolvimento e projecção no âmbito do apoio aos desfavorecidos e abandonados pela sociedade.
Esteve presente e coordenou a vinda dos voluntários a Ex.ma Senhora Enfª Dona Maria José Vilas Boas.
Em seguida o grupo dirigiu-se ao Santuário onde rezou o Rosário em frente á Capelinha das Aparições, aos Pés da Virgem Nossa Senhora.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O encontro terminou com a celebração da Eucaristia pelo Rev. Pe Ricardo Lameira, na Capela do Centro Catequético de Fátima, a quem agradecemos o acolhimento e colaboração.
  

Sem comentários:

Enviar um comentário